NOTÍCIAS E
ARTIGOS

Planejamento sucessório: O que é e como pode beneficiar seus negócios?

11 Abr 2023

"Outro dia sonhei que o coche fúnebre

Vinha buscar-me e eu não me achava preparada:

Não estava nem morta, nem doente,

E sentia que tinha de partir.

Então, disse para o cocheiro:

“Espere um pouquinho,

Que estou acabando de ler este livro.”

E o cocheiro concordou e esperou.

Deve estar esperando."

(Cecília Meireles)

O poema de Cecília Meireles ilustra bem o que muitas pessoas pensam sobre o fim da vida. Porém, evitar tratar sobre esse assunto acaba deixando as pessoas despreparadas para lidar com as adversidades. E é justamente por isso que é tão importante o Planejamento Sucessório.

O Planejamento Sucessório consiste, inicialmente, na organização do patrimônio da família, mas seus benefícios vão muito além disso. Para os filhos, o planejamento busca medidas para transformá-los em verdadeiros sucessores no negócio, capacitando-os para gerir os negócios da família e dar continuidade ao que seus pais e avós construíram. Já para os pais, possibilita que seu legado viva para sempre, além de evitar os desentendimentos que muitas vezes acontecem durante o inventário.

Mas a parte mais interessante e, por conseguinte, importante é que não existe um modelo padrão de planejamento que possa ser aplicado a todas as famílias. Cada família tem suas próprias dores e peculiaridades, principalmente quando falamos em patrimônio e em seus negócios. Portanto, cada família deve ser analisada individualmente e através de reuniões com seus membros individualmente para entender o que cada um deseja e reuniões em conjunto para que todos possam chegar a um consenso sobre a destinação que pretendem dar ao patrimônio.

O Escritório Francisco Sociedade de Advogados possui uma equipe especializada em Planejamento Sucessório, que pode ajudar você e sua família a planejar o futuro dos seus negócios, garantir a tranquilidade de todos e facilitar a travessia dos momentos difíceis. 

Entre em contato conosco para saber mais, afinal, como diz Cecília Meireles, não podemos nos esquecer de que o "coche fúnebre" pode chegar a qualquer momento.

 Esteja preparado!